sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Economia da utilização da água na agricultura – Agricultura de Regadio


O aumento do consumo de água tem conduzido a um aumento da competição pelo recurso e à necessidade de promover o seu uso sustentável.
Em países em que o regadio é um factor essencial para a obtenção de maior produtividades no sector agro-pecuário, verifica-se que a eficiência do uso da água na agricultura é muito variável, em função do grau de desenvolvimento dos países, tanto a nível de conhecimento, como a nível de infra-estruturas existentes.

Verifica-se, no entanto, que em alguns países, existe já uma preocupação que leva à tomada de medidas políticas cujo objectivo da economia da água no seu uso agrícola. Medidas essas que visam a modernização dos sistemas de regadios existentes, de modo a aumentar a eficiência de utilização do recurso água.

Temos o exemplo de Marrocos, um país com um elevado potencial agrícola, e com uma área de regadio muito significativa, no entanto, grande parte da superfície de regadio existente, está preparada para sistemas de rega gravíticos. Actualmente, em Marrocos estão a ser tomadas medidas para reabilitar uma parte significativa dos perímetros de rega existentes, fazendo também a sua reconversão para que ao nível da parcela sejam adoptados sistemas rega localizada, o que conduzirá a um aumento significativo da eficiência de aplicação da água em agricultura.
As intervenções a considerar para a modernização das técnicas de irrigação, tendo como grande objectivo a economia da água, e ao mesmo tempo, o aumento das produtividades agrícolas, podem ser agrupadas em 5 componentes principais:
  • Modernização dos perímetros de rega colectivos;
  • Modernização ao nível da parcela / exploração agrícola / empresa agrícola – equipamento e técnicas de irrigação na parcela;
  • Valorização agrícola;
  • Reforço do apoio técnico aos agricultores / empresários agrícolas;
  • Medidas de acompanhamento dos agricultores.
Uma melhor valorização do recurso água, compreende um melhore redireccionamento do seu uso, através de um controlo reforçado da sua aplicação, associado à implementação de incentivos para a difusão de técnicas que promovam a seu uso eficiente, e que conduzam a um aumento da produtividade das culturas, com impacto positivo ao nível do rendimento dos agricultores.

Sem comentários:

Enviar um comentário